
F.A.W
Arquitetura e Urbanismo

Inspiração do balanço com a entrada por baixo e o revestimento de aço cortem.

Inspiração para a área de hospedagem com avanços e recuos, ressaltando a ortogonalidade e jogo de volumes.

Inspiração das ilhas na piscina

Inspiração para área de relaxamento em locais estratégicos do terreno

Inspiração para área de relaxamento em locais estratégicos do terreno

Inspiração para o spa.

Inspiração para os caminhos de pedestre.
Conceito e Partido
O presente projeto destina-se a implantação de um hotel resort na Praia dos Padres, município de Guarapari, ES.
A premissa básica é promover uma arquitetura diferenciada das tipologias presentes em nossa região, já que o nosso público principal são os turistas de nosso estado. Tomando como partido a natureza exuberante contida na flora atlântica juntamente com a beleza da praia a intenção é usar esses elementos na arquitetura e, através dela, para promover maior contato com o meio natural.
Os edifícios conceituam-se de forma diferenciada através de volumes ortogonais que promovem leveza e plasticidade. Contendo balanços nos pórticos de entradas, o usuário irá perceber a modernidade, mas sem deixar de lado a materialidade e os elementos naturais, a fim de promover apreciação.
No bloco principal os revestimentos, ora ressaltando a natureza através de painéis metálicos terrosos, ora abrindo-se a ela através da clareza promovida pelo vidro, serão de extrema importância para a percepção do usuário e bem estar no interior dos edifícios. A composição da arquitetura de interiores terá como peça chave os materiais e cores encontrados em nosso estado. Formulando um ambiente requintado, mas com materiais rústicos, como madeira, propomos para o lobby uma escada para dar acesso aos apartamentos. Acima, a área de hospedagem irá compor a unidade com avanços e recuos, ressaltando a ortogonalidade e jogo de volumes.
A fim de promover privacidade, conforto e opções aos hóspedes, o resort terá seis bangalôs implantados no terreno. Para atrair empresas e o público, haverá um bloco de eventos, podendo funcionar como cerimonial ou área de palestras e coquetéis formais. Estes seguirão o mesmo padrão de materialidade natural e volumetria ortogonal do bloco principal.
Nas áreas de lazer estão contidas duas piscinas: uma perto da praia, para servir de apoio aos hospedes banhistas, e outra ligada ao bloco principal. Esta ultima será grande e composta por pequenas ilhas contendo áreas verdes, decks e pontes, compondo um paisagismo limpo e agradável.
Ao longo do resort haverá áreas de descanso, algumas em meio às árvores e outras com poltronas e cheses. Para promover a introspecção e o contato com a natureza, haverá elementos relaxantes nessas áreas, como água, velas e um paisagismo que atraia pássaros que cantam.
O SPA será aberto ao público externo, contendo seu próprio estacionamento. Para criar um ambiente relaxante, ele terá piscinas escalonadas, aproveitando as curvas de nível e áreas de massagem entre as piscinas. Essas áreas utilizarão de recursos como água e mini cachoeiras, compondo um espaço de desligamento do mundo externo.
Para interligar o resort, teremos caminhos de pedestres, assinalados por ‘buchinhos’ e balizadores, escadas, rampas e estradas para carros de golfe.



